Washington, 22 jul (EFE).- A Ford deve anunciar, na próxima na quinta-feira, que pretende concentrar sua produção nos automóveis pequenos, em vez de veículos de maior porte como as caminhonetes, assinalou hoje o jornal americano The New York Times.

Na quinta, a segunda maior companhia automobilística americana divulgará seus resultados do segundo trimestre do ano.

O anúncio também coincide com as primeiras celebrações oficiais do centenário do início de produção do Ford Modelo T, o primeiro veículo fabricado para a classe média americana e que, com 15 milhões de unidades produzidas em 20 anos, popularizou os carros como meio de transporte individual.

O "New York Times" assinalou que a Ford deve anunciar que transformará três de suas fábricas de montagem na América do Norte, que produzem os utilitários esportivos de grande porte Ford Expedition e Lincoln Navigator para começar a produzir carros pequenos.

Um total de oito das 14 fábricas que a Ford tem na América do Norte se dedicam à produção de pickups e outras caminhonetes.

A empresa também se concentrará em produzir motores com menor consumo de combustível e trará à América do Norte seus seis novos modelos europeus.

Até agora, os fabricantes americanos se mostraram reticentes a introduzir modelos europeus em seu mercado doméstico, cujas dimensões são normalmente mais reduzidas.

A Ford se viu forçada a tomar estas decisões diante da acentuada queda no volume de vendas de automóveis nos EUA, especialmente na categoria de caminhonetes. EFE crd/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.