BUENOS AIRES - Pelo menos um novo projeto de investimento e dois acordos de cooperação setorial foram apresentados ontem, durante a missão empresarial brasileira na Argentina. A direção da montadora Ford anunciou que vai fabricar o novo Focus na fábrica de Pacheco, na região de Buenos Aires.

Em outros dois setores, naval e de bens de capital, os governos receberam propostas de programas de desenvolvimento conjunto e prometeram apoio. Tanto a indústria naval quanto a de bens de capital começam a discutir um regime comum do Mercosul para importação e estimulo a novos investimentos.

O anúncio oficial da Ford será no próximo dia 11, quando se conhecerão detalhes do projeto. O diretor de assuntos corporativos da montadora Rogelio Goldfarb, disse que não poderia antecipar o volume de investimentos ou de produção, mas que o objetivo é produzir na Argentina para exportar ao Brasil e a outros países.

A Argentina tem tentado atrair investimentos da industria automobilística brasileira, principalmente na área de autopeças que, segundo o secretário de Industria do Ministério de Economia, Fernando Fraguio, responde por boa parte do déficit comercial da Argentina com o Brasil, que neste primeiro semestre totalizou de US$ 2,7 bilhões.

Leia mais sobre Ford

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.