Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FMI revisa para cima previsão de crescimento mundial e da inflação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou nesta quinta-feira em leve alta sua previsão de crescimento mundial em 2008 para 4,1% contra 3,7% em abril, manifestando sua preocupação com as pressões inflacionárias.

AFP |

A instituição revisou sua previsão porque "a desaceleração no primeiro trimestre foi menos acentuada" do que o previsto, explicou o FMI em um informe de conjuntura.

Isso se traduz em uma projeção mais otimista para os Estados Unidos, que deverá registrar um crescimento de 1,3% este ano em vez de 0,5%. Para a zona euro, a revisão foi mais modesta: 1,7% contra a previsão de 1,4% feita em abril.

No entanto, o crescimento deverá "registrar uma forte desaceleração no segundo semestre de 2008, antes de se recuperar aos poucos em 2009", mas ao mesmo tempo a inflação se tornou "um problema crescente" como conseqüência da disparada dos preços do petróleo e das matérias-primas, acrescentou.

O FMI revisou principalmente suas previsões de inflação para este ano, para 3,4% nos países industrializados, contra 2,6% anteriormente, e para 9,1% nas economias emergentes, em vez de 7,4%.

Neste contexto, "os dirigentes enfrentam uma conjuntura difícil", porque "devem controlar o aumento das pressões inflacionárias sem perder de vista o risco de desaceleração do crescimento".

O Fundo faz uma marcada distinção entre as regiões.

Nos países avançados, um aumento das taxas "ainda não é necessário", mas em um certo número de emergentes "é preciso haver um ajuste da política monetária e uma disciplina orçamentária rigorosa", segundo o FMI.

cg/dm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG