Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FMI recomenda ajuda dos bancos centrais ao mercado interbancário

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou nesta terça-feira em seu relatório sobre estabilidade financeira mundial uma ajuda dos bancos centrais ao mercado de empréstimos interbancários, sob a forma de um apoio limitado e indireto.

AFP |

"Para atenuar as dificuldades de financiamento interbancário, os poderes públicos deveriam adotar medidas que busquem remediar ao mesmo tempo os problemas indissociáveis de crédito e de liquidez", afirma o FMI no texto, publicado poucos dias antes de sua tradicional reunião semestral.

A crise do crédito, ao provocar o aumento das taxas pelas quais os bancos fazem empréstimos entre eles, reduziu o alcance do instrumento tradicional da política monetária, as taxas básicas, opina a instituição dirigida por Dominique Strauss-Kahn.

"As facilidades de empréstimos dos bancos centrais que buscam restaurar o funcionamento dos mercados interbancários para transmitir a política monetária devem ser concebidas com cuidado".

"Os bancos centrais deveriam estimular os participantes nos mercados a começar a realizar transações entre eles e, em conseqüência, permitir uma saída ordenada do banco central uma vez que se acalmem as tensões mais extremas", segundo o FMI.

hh/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG