modesta - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FMI: economia japonesa deve sofrer desaceleração modesta

A economia japonesa deve experimentar uma desaceleração modesta, diante das dificuldades dos Estados Unidos e das turbulências nos mercados, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI), nesta terça-feira.

AFP |

O Japão soube resistir, até agora, à desaceleração econômica dos Estados Unidos e aos problemas nos mercados mundiais, em parte, graças à exposição relativamente prudente dos bancos japoneses ao mercado hipotecário americano, destacou o Fundo, em seu estudo anual sobre a economia do país asiático.

O FMI alertou, contudo, que a economia japonesa está fragilizada pela desaceleração do comércio mundial e por uma queda da confiança dos consumidores.

"Apostamos, claramente, em uma desaceleração" no Japão, disse o encarregado da missão do FMI no Japão, Daniel Citrin, em entrevista coletiva.

O Fundo prevê uma "aterrissagem suave" da economia japonesa, mas sujeita às repercussões das turbulências econômicas mundiais. Com isso, o crescimento deve se desacelerar para 1,5%, este ano, após registrar 2,1%, em 2007, e 2,4%, em 2006.

Citrin ressaltou que a economia japonesa havia perdido seu impulso no segundo trimestre, mas prognosticou uma pequena melhora no segundo semestre.

O FMI destacou a importância da demanda externa para o Japão, especialmente a asiática, e advertiu que a alta do petróleo e das matérias-primas pode representar um risco para o crescimento.

jjc/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG