grande depressão - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FMI adverte que crise financeira pode virar grande depressão

Paris, 23 dez (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu que a recessão econômica atual pode virar uma grande depressão se não houver uma queda no consumo, o que torna necessária a adoção de práticas como novos planos públicos de relançamento.

EFE |

"Os meses que virão serão muito ruins. É necessário acabar com "esta perda de confiança, realizar planos de relançamento e, se necessário, substituir a demanda privada se quisermos evitar que a recessão vire uma grande depressão", disse o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal francês "Le Monde", Blanchard afirmou que "por enquanto" seria suficiente injetar na economia 2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial nesses planos de relançamento.

"Porém, se as circunstâncias exigirem, os Estados têm de estar prontos para injetar 3% ou mais. O importante é apoiar a atividade e reativar a economia agora", explicou.

Para o economista-chefe do FMI, a prioridade é restabelecer a confiança para reativar a demanda através de instrumentos monetários e orçamentários, mas também com o restabelecimento do sistema financeiro para que os bancos voltem a fazer empréstimos a cidadãos e empresas.

Sobre os planos estatais de relançamento, considerou que é preferível que sejam centrados em aumentar o gasto público e não em diminuí-lo: "A construção de pontes ou a renovação de escolas pode ter mais efeitos sobre a demanda que reduções impostos", disse.

Por isso mesmo, "vale mais apostar na população vítima do desemprego ou endividada, já que precisam de mais e gastarão (o dinheiro) em seguida, o que contribuirá para a reativação da atividade econômica".

O economista-chefe do FMI explicou ainda que os países emergentes têm que enfrentar uma retirada em massa de capitais, que para alguns pode chegar a representar a metade de seu PIB, o que acarreta na crise da taxa de câmbio. EFE ac/ab/dp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG