Tamanho do texto

A agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings rebaixou os ratings (notas) da American International Group Inc (AIG) de AA- para A-, dizendo que a flexibilidade financeira da seguradora e sua habilidade em levantar capital estão extremamente limitados por causa dos recentes declínios nos preços de suas ações, ampliando os spreads (custo) de crédito e dificultando as condições do mercado de capital. As ações da AIG despencaram 61% nesta segunda-feira, enquanto os investidores aguardavam uma palavra do plano da companhia para levantar capital.

O projeto, no entanto, não agradou aos investidores, que o consideraram inexeqüível.

A Fitch rebaixou os ratings de emissor de dívida de longo prazo e da dívida sênior não assegurada em duas escalas. A agência também alertou que a seguradora permanece sob o risco de um rebaixamento adicional.

Na sexta-feira, a Standard & Poors alertou que cortaria o rating de crédito da AIG em uma ou três escaladas, citando preocupações de que a companhia teria dificuldades em levantar capital.

Os ratings das seguradoras são especialmente importantes porque essas empresas garantem trilhões de dólares em papéis emitidos por outros participantes do mercado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.