Entre os brasileiros que optaram por algum tipo de financiamento, 19% da sua renda mensal é comprometida com o pagamento das parcelas. De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Ipsos Public Affairs sobre a situação do crédito no Brasil, no topo da lista de produtos e serviços financiados estão eletrodomésticos, empréstimos para pagamento de dívidas e artigos de vestuário.

Os consumidores optaram, em primeiro lugar, por se financiar diretamente nas lojas; a opção é seguida por cartão de crédito e empréstimo pessoal em bancos. As justificativas para essas escolhas são a rapidez na aprovação (46%), menores taxas de juros (27%) e valores das parcelas (19%).

A maioria (79%) dos brasileiros que optou pelo financiamento alega que não tinha dinheiro para pagar à vista e 69% afirmam que escolhem parcelar mesmo que o valor seja maior do que o à vista. A pesquisa da Fercomércio-RJ ouviu mil consumidores de 70 cidades brasileiras e nove regiões metropolitanas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.