Entre as funções promissoras estão Gerente de Eco-relações, Conselheiros de Aposentadoria e Especialistas em Simplicidade

Pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), ligado à Fundação Instituto de Administração (FIA), apontou as carreiras promissoras para esta década. Sem base de apuração no Brasil, a pesquisa se baseou em informações do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos – World Future Society e Divisão de Estatísticas.

Ambos apontaram que as oportunidades estão ligadas à globalização, envelhecimento da população, serviços, saúde, comunicação, internet e tendências sociais, tecnológicas e nos negócios. Para adaptar à realidade brasileira, o Profuturo preparou questionários a partir das informações internacionais e enviou a 30 executivos, profissionais de RH e formadores de opinião.

Veja abaixo as carreiras emergentes apontadas pela pesquisa da FIA:

- Gerente de Eco-relações: profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

- Chief Innovation Officer: interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.

- Gerente de Marketing e-Commerce: gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.

- Conselheiros de Aposentadoria: profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.

- Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: coordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.

- Bioinformationists: cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.

- Técnico em Telemedicina: fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.

- Gerente de Propaganda On line: desenvolve, implementa e gerencia a estratégia de propaganda com a utilização de web site.

- Coordenador de Terceirização Offshore: profissional responsável por cuidar que os fornecedores terceirizados estão mantendo determinados padrões, além de prospectar novas oportunidades de terceirização.

- Chief Health Officer: profissional responsável pelo estabelecimento de programas para cuidados com a saúde e reavaliação do sistema de seguros da companhia.

- Especialistas em Simplicidade: profissionais que simplificarão e melhorarão a eficiência da tecnologia da corporação.

- Conselheiro Genético: identificam e dão suporte para famílias que têm membros com desordens genéticas ou aquelas que podem ter o risco de uma variedade de condições predisposições.

- Analistas de Networking: pesquisarão o verdadeiro fluxo de poder dentro de uma companhia.

- Geomicrobiologistas: profissionais que unem geologia, ciências do meio ambiente e microbiologia para estudar como microorganismos podem ajudar a fazer novos medicamentos e limpar a poluição.

- Gerente de Diversidade: executivo responsável por assegurar que nenhum grupo na empresa está sendo tratado com preconceito.

- Coordenador de Experiências Educacionais: criam métodos de aprendizagem que possam ser acessados de diferentes formas - como a Web.

- Age Adviser: conciliarão desacordos entre grupos de diferentes idades dentro das empresas e assegura que cada departamento tem um mix adequado de diferentes gerações.

- Web Producer: desenvolve, implementa e mantém aplicações de web para sites de e-Commerce consistente com a estratégia e imagem da companhia.

- Planejador de Reconstituição de Sistemas: desenvolve, projeta, testa e implementa procedimentos para proteger as atividades dos sistemas de informação no caso de emergências ou desastres.

- Historiador Corporativo: profissional responsável por resgatar projetos, programas, problemas, soluções e resultados da organização.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.