Pontualidade de pagamentos de micro e pequenos empresários atinge 94,7% em abril, melhor nível desde 2006, diz a Serasa Experian

A saúde financeira das micro e pequenas empresas no Brasil atingiu em abril o melhor nível desde 2006, quando a série histórica teve início, revela a Serasa Experian, que acaba de lançar um indicador para acompanhar essas companhias.

A pontualidade de pagamentos atingiu 94,7% no quarto mês do ano. Isto significa que de cada 1000 compromissos financeiros que foram saldados em abril, 947 deles foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso pelas micro e pequenas empresas, em todo o território nacional.

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas é mais elevada no setor industrial em relação aos demais setores, acrescenta a empresa de serviços de informações. “Isto é algo que não ocorreu apenas em abril de 2010, mas, no mês a mês, em quase 70% dos resultados, refletindo, muito provavelmente, melhores práticas de gestão das micro e pequenas empresas que atuam no setor industrial”, diz em nota a Serasa Experian.

Prioridade são dívidas de valores mais baixos

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente pelas micro e pequenas empresas brasileiras atingiu R$ 1.496,98 em abril de 2010, valor 9,8% inferior ao registrado em abril do ano passado. O resultado mostra que as micro e pequenas empresas priorizaram efetuar, pontualmente, os pagamentos de menores valores.

Valores médios por faixa de atraso em 2009

(em R$)

Gerando gráfico...
Serasa Experian

Novo indicador e novo portal

Além do novo indicador, chamado de "Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas", a empresa de serviços de informações lança nesta terça-feira um portal para ajudar os empresários das pequenas e médias empresas a lidar com suas finanças, o “ Portal PME ”. O site foi desenvolvido em parceria com o Instituto Endeavor, organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo em países em desenvolvimento e possui artigos, indicadores e serviços gratuitos.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.