Companhias de serviços na área de tecnologia lançam, quase simultaneamente, produtos voltados a empreendimentos de menor porte

Para ganhar terreno no mercado ascendente das micro e pequenas empresas brasileiras, Intel e Bematech, companhias de serviços da área de tecnologia, apresentaram nesta semana produtos desenvolvidos exclusivamente para os empreendimentos de menor porte.

Getty Images
Segundo pesquisa apresentada pela Intel, 90% das pequenas empresas usam computador apenas para acessar e-mail
A Intel, em parceria com empresas dos setores de TI, telecom e financeiro, lançou nesta terça-feira, dia 8, o kit de competitividade tecnológica para micro e pequenas empresas. A ideia é unir compras de equipamentos, suporte técnico, treinamento, opções de financiamento e outros serviços de TI em um único pacote. Com algumas variações, o kit é composto por computador, programas instalados e serviço de atendimento remoto aos pequenos empresários.

“Queremos fornecer às pequenas empresas soluções tecnológicas que atendam suas necessidades a preço acessível”, afirmou Fabio Tagnin, diretor da companhia responsável pelo programa.

Os kits estarão disponíveis para venda a partir do dia 21 de junho no site da Intel. O empresário interessado, antes de solicitar um orçamento, deve preencher um questionário para que a companhia ofereça um pacote de acordo com o perfil do futuro usuário. “Os preços variam de acordo com aquilo que o cliente precisa, mas giram em torno de R$ 4,5 mil a R$ 6 mil”, disse Tagnin.

Antes de lançar o kit, a Intel, com a ajuda da Ipsos, especializada em marketing e pesquisas de mercado, fez um mapeamento do uso de tecnologia pelas empresas brasileiras e comprovou que apenas 8% delas não possuem computadores.

A companhia detectou, no entanto, que mais de 90% das micro e pequenas usam a rede apenas para acessar e-mail e não conseguem, por falta de conhecimento e recursos, utilizar outras ferramentas para alavancar negócios. A Intel estima até o final do ano vender cerca de 120 mil kits.

Gerenciamento remoto

Também de olho no nicho das pequenas empresas, a Bematech desenvolveu um gerenciamento remoto para micro e pequenos empreendimentos. Na última segunda-feira, dia 7, foi lançada a primeira loja com o serviço instalado. “Trata-se de um monitoramento à distância com intuito de detectar erros de sistemas que possam atrapalhar a eficácia do negócio.”, afirmou Eduardo Cunha, gerente comercial da companhia.

Segundo ele, o serviço, comum nas grandes empresas, será oferecido a um preço acessível, pois o cliente não precisará comprar a licença do gerenciamento e pagará apenas uma mensalidade. “O empreendedor receberá um relatório mensal com todos os dados monitorados e será imediatamente avisado caso algo de errado seja detectado”.

No Brasil, existem atualmente cerca de 6 milhões de micro e pequenas empresas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas correspondem a 98% das empresas formais e empregam 60% da mão de obra do País, sendo 45% com carteira assinada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.