Publicidade
Publicidade - Super banner
Finanças Pessoais
enhanced by Google
 

Confiança do pequeno e médio empresário bate recorde

Segundo pesquisa realizada pelo Insper, o índice subiu para 75,5 pontos; valor é o maior desde o lançamento do indicador em 2008

iG São Paulo |

Os pequenos e médios empresários estão confiantes para o quarto trimestre do ano. Segundo pesquisa do Insper em parceria com o Banco Santander, o Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) subiu para 75,5 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. O valor é o mais alto já atingido desde o lançamento do índice, em 2008. Na comparação com o trimestre anterior, o índice subiu 0,1 ponto.

A pontuação mais alta foi obtida em relação à expectativa do faturamento, que chegou a 79,8 pontos. Seguida pela confiança no ramo de atividade, com 78,3 e no lucro, com 77,9. Houve queda de 1,75% no quesito perspectiva de investimento, que baixou para 72,6 pontos.

Segundo Ramon Camino, diretor executivo do segmento Business no Santander, o momento é bastante positivo para todos os setores da economia, inclusive para as pequenas e médias empresas, cujo crédito deve continuar se expandindo.

O comércio é o setor mais otimista e registrou a maior pontuação para o quarto trimestre, com 75,9 pontos, seguido por serviços, 75,1 e pela indústria, 74,8. A confiança da indústria, que tem um dos menores índices, obteve o maior crescimento em relação à última pesquisa, com uma alta de 0,63%.

Dividido por regiões, os empresários do Nordeste são os mais otimistas. O índice na região registrou 77,5 pontos. Já as regiões Sul e Centro-Oeste tiveram maior avanço no indicador, com aumento de 1,51% e 1,28%, respectivamente.

A maioria dos pequenos e médios empresários planeja realizar ações voltadas para o incremento das vendas de fim do ano. Mais de 25% vão aumentar o estoque em relação ao ano passado e 16% pretendem vender novos tipos de produtos. A indústria e o setor de serviços a preferem investir em divulgação.

A pesquisa foi feito a partir das respostas de 1,2 mil empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria). Fazem parte da amostra empresas que faturam até R$ 30 milhões por ano.

IC-PMN*

Expectativa do pequeno e médio empresário das diferentes regiões do Brasil

Gerando gráfico...
Fonte: Insper *Pontos de 0 a 100
Leia tudo sobre: indicadorinsperpequeno e médio empresário

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG