7 atitudes que todo empreendedor deve ter para prosperar nos negócios

Por David Frare - iG São Paulo

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Ser persuasivo, saber fazer escolhas corretas e ter a capacidade de identificar boas oportunidades de mercado são habilidades essenciais; confira outras características na lista abaixo

O empreendedorismo faz parte da cultura brasileira. Segunda pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor feita em 2014, metade dos brasileiros acredita que tem as habilidades necessárias para empreender e 55% percebem boas oportunidades de abrir seu próprio negócio. Para 61% das pessoas, o medo de falhar não é motivo para não empreender.

“O empreendedor tem que acompanhar o planejamento e direcioná-lo para os objetivos e metas do negócio”, afirma Daniela Manzine, consultora do Sebrae (SP)
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“O empreendedor tem que acompanhar o planejamento e direcioná-lo para os objetivos e metas do negócio”, afirma Daniela Manzine, consultora do Sebrae (SP)

Daniela Ribeiro Manzine, consultora do Sebrae-SP, aponta como principal desafio dos empreendedores a dificuldade em montar um planejamento para o negócio.

“É muito comum terceirizarem a culpa para o governo ou os impostos. O real problema é a dificuldade dessas pessoas de montarem um planejamento estratégico, falta conhecimento”, comenta Daniela.

Segundo Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, além da dificuldade de planejar, os empreendedores enfrentam outros problemas. “Saber desenvolver uma equipe com o perfil certo para o negócio e ser capaz de se adaptar às movimentações do mercado são, junto à dificuldade de obter o capital inicial, grandes barreiras”, afirma.

Entre as qualidades que um empreendedor deve alimentar, Celso destaca a flexibilidade nas decisões e a resiliência. “Além disso, é preciso ter sintonia com o mercado e tomar decisões arrojadas”, completa.

Daniela dá algumas dicas para que o empreendedor consiga enfrentar os desafios e evitar a morte prematura de seu negócio. Confira abaixo:

Planejamento é a palava-chave para empreender. Estruturar o negócio e ter claro os desafios e objetivos são itens essenciais. Foto: iStockObter informações sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes é importante para seu novo negócio. Foto: iStockSaber fazer escolhas faz parte do ato de empreender. Foto: iStockO poder de persuasão do empreendedor é uma característica que faz a diferença para o negócio prosperar. Foto: iStockIdentificar boas oportunidades de negócio conforme elas aparecem é uma atitude que o empreendedor deve ter. Foto: iStockSer eficiente é uma das qualidades que o empreendedor deve ter. Foto: iStockSaber o momento certo de arriscar é fundamental. Foto: iStock

1 - Obter informações
"É preciso pesquisar tudo sobre o mercado, possíveis clientes, fornecedores e concorrentes”, aconselha a consultora. Além disso, ela entende que o empreendedor precisa saber filtrar as informações e reconhecer o que é útil ou não para sua ideia.

2 - Fazer escolhas
Faz parte do ato de empreender, sempre baseado nas informações que o empresário obteve. “Saber escolher onde abrir e como abrir seu negócio é fundamental para que a empresa não nasça com os dias contados” diz a consultora.

3 - Identificar oportunidades
Saber quando é preciso mudar o rumo da empresa e quando se pode investir em novas ondas do mercado também é importante de acordo com a consultora.

4 - Saber arriscar
Calcular os riscos e se arriscar sempre tomando decisões em cima das informações que tem. “Assumir um risco desinformado é correr perigo de fechar o negócio”, alerta.

5 - Planejar
Ess é o ponto mais importante, segundo Daniela. Estruturar todo o negócio e ter claro os desafios e objetivos é essencial. “O empreendedor tem que acompanhar o planejamento e direcioná-lo para os objetivos e metas do negócio”, afirma.

6 - Eficiência
Tão importante quanto a qualidade é a eficiência em produzir. Segundo a consultora do Sebrae, não adianta priorizar a qualidade e esquecer que é preciso ganhar dinheiro.

7 - Ser persuasivo
Convencer os outros de que seu negócio é bom e merece apoio é um dos pontos levantados por Daniela. “O sucesso do negócio depende muito de se ter uma boa rede de contatos”, finaliza.

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