Presentes de Dia dos Namorados podem alavancar crescimento de pequenos negócios

Por Paula Mor , especial para o iG |

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Seguindo algumas dicas simples, é possível tirar proveito das compras de última hora na data comemorativa para aumentar as vendas e fidelizar clientes para o restante do ano

Às vésperas dos Dia dos Namorados, pequenos lojistas ainda se perguntam como tirar proveito do movimento de compras de última hora para aumentar o faturaramento e conquistar novos clientes. Para ajudar nessa missão, o Sebrae-SP disponibilizou uma cartilha com informações detalhadas de como aproveitar as oportunidades de negócios proporcionadas pela terceira melhor data do calendário varejista brasileiro.

O “Venda Melhor - Dia dos Namorados”  pode ser baixado gratuitamente no link http://sebr.ae/sp/vmdnamorados2015 ou retirado pessoalmente em um dos 33 escritórios regionais espalhados pelo estado, e traz informações sobre como organizar e decorar uma vitrine, ambientar a loja e promover o e-commerce, entre outras. Além disso, o material traz dicas rápidas e eficientes de propaganda e marketing, orientações de como fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para o bom andamento do negócio.

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Negócios como floriculturas têm grande chance de faturar alto com as vendas de última hora para o Dia dos Namorados
Thinkstock Photos
Negócios como floriculturas têm grande chance de faturar alto com as vendas de última hora para o Dia dos Namorados


Um dos pontos centrais do guia é gerar atrativos que façam esse cliente entrar na loja. “A vitrine é o cartão de visita e deve despertar o olhar de quem passa para entrar na loja. Essa reação deve levar 30 segundos. Olhou, gostou e entrou. É imediata”, explica Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP. “Uma vitrine precisa ser bonita, ter cores harmônicas, espaço entre as peças expostas e iluminação adequada”, completa.

O lojista também tem que se preocupar com o interior do estabelecimento. Neste sentido, é importante distribuir os focos de luz, mantendo os mais fortes nos produtos ou em mix de mercadorias que devem ter maior atenção. “Exponha os itens no sentido anti-horário. É comprovado que grande parte das pessoas são destras e, na sua maioria, 90%, entram no estabelecimento pelo lado direito e saem pelo esquerdo”, revela Caetano. Ele indica ainda que o ideal é colocar preço, validade e as características do produto de forma clara. “Quando a comunicação é boa o produto vende, não encalha”, ensina.

Não ignore o potencial dos compradores de última hora

Para José Ricardo Noronha, consultor e autor do livro “Vendas – Como eu faço?”, o desafio maior para os empresário é ter uma estratégia definida e bem estruturada que permita entender onde, como e de que forma pode implementar ações focadas no crescimento do negócio a partir dessas chances de venda de ocasião e, de quebra, fidelizar compradores para o ano todo. Por isso, empreendedores que sabem identificar as necessidades de momento do seu público-alvo têm mais chances de vender.

“Superar expectativas não pode ser apenas vender ótimos produtos e serviços e sim ajudar o cliente o tempo todo. No mundo recheado de ofertas de produtos e serviços similares, prestar atenção aos detalhes deixou de ser diferencial e virou requisito: ou você presta atenção a todos os detalhes ou o seu concorrente o fará. Na ‘era da recomendação e da experiência’ em que vivemos, é preciso transformar clientes em fãs”, explica o especialista.

Vale lembrar que entre os produtos preferidos dos atrasadinhos para o Dia dos Namorados estão flores, chocolates, bijouterias e, para os que desejam gastar um valor mais alto, jóias. Serviços como tratamentos de beleza e estética também figuram na lista dos apaixonados. Se o seu negócio atende a esse perfil de demanda, não se acanhe: aproveite as próximas horas para vender mais e ampliar o seu portifólio de clientes.

Capriche na exposição dos produtos mais vendidos no seu negócio. Coloque-os numa posição central e sob uma luz que os valorize
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Capriche na exposição dos produtos mais vendidos no seu negócio. Coloque-os numa posição central e sob uma luz que os valorize


Confira algumas dicas extras do Sebrae-SP para melhorar o seu alcance de vendas no Dia dos Namorados:

1 – Planejamento e estrutura: estoques abastecidos, um ambiente atrativo e equipes bem preparadas são essenciais.

2 – Criatividade: tente sair dos moldes engessados de vendas. Aproxime-se do cliente faça perguntas para identificar necessidades e desejos, com bons argumentos, apresentando opções interessantes e personalizadas ao perfil de cada pessoa. Isso fará com que ele se sinta à vontade e tenha prazer em comprar.

3 – Aumente o tíquete médio: estimule a equipe de vendas, treinando e premiando os vendedores para levar o tíquete médio. Faça com que eles ofereçam mais produtos para compor o presente. Sugira opções com maior valor.

4 – Crie uma aproximação: fuja de uma venda fria, aquela em que o cliente entra e sai da loja em poucos minutos. Mais importante do que a quantidade de pessoas atendidas por dia é o valor de cada venda e a quantidade de oportunidades convertidas em negócios.

5 – Fidelize o cliente: quando o ele ficar satisfeito com o atendimento cria uma imagem positiva da empresa e do processo de compra, retornando à loja sempre que necessário. Cliente bem atendido faz boas recomendações, que por sua vez, resultam em novos consumidores.

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