Serasa lança índice que acompanhará pontualidade dos pagamentos das micro e pequenas empresas em comércio, indústria e serviços

A empresa de informações e análise Serasa Experian lança nesta terça-feira o indicador Pontualidade de Pagamento – Micro e Pequenas Empresas, durante o Credit and Marketing Vision 2010, realizado em São Paulo.

“O indicador revelará qual é a pontualidade com que estas empresas realizam seus pagamentos, ou seja, se pagam em dia ou se atrasam seus compromissos”, informou a Serasa em comunicado. Segundo a empresa, o indicador será um importante sinalizador da saúde financeira das micro e pequenas empresas brasileiras.

O indicador será segmentado por setores de comércio, indústria e serviços. Ele permitirá avaliar o tempo de atraso e fatores sazonais que afetam esses negócios. O indicador será divulgado mensalmente e trará informações coletadas desde janeiro de 2006.

“As micro e pequenas são 99,2% das empresas brasileiras, geram 60% dos empregos e são responsáveis por 30% do PIB, [segundo o Sebrae]. Por isso, entender a dinâmica delas, como funcionam e cumprem seus contratos, é fundamental para a compreensão do cenário da economia brasileira”, informa a Serasa.

Participarão do Credit and Marketing Vision 2010 Thomas Davenport, do Babson College e José Alexandre Scheinkman, da Universidade de Princeton. O evento acontecerá nesta terça e quarta-feira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.