Desde vendas de roupas velhas até publicar um livro digital, a internet oferece dezenas de recursos para que você possa engordar a poupança; veja

Brasil Econômico

Utilizar da internet como meio para ganhar dinheiro é, como diz o ditado, “unir o útil ao agradável”
iStock
Utilizar da internet como meio para ganhar dinheiro é, como diz o ditado, “unir o útil ao agradável”

Quem não quer ganhar mais dinheiro, não é verdade? Em meio à crise econômica, então, muitas pessoas precisam garantir uma renda extra (ou mesmo de um segundo plano, no caso de estar desempregado). Enfim, a boa notícia é que podemos utilizar de uma maravilhosa ferramenta gratuita chamada internet. Já pensou?

Mas, como ganhar dinheiro na internet ?, você pode estar se perguntando. Bem, todo mundo há de concordar que utilizá-la como meio de garantir uma graninha extra  é, como o ditado fala, “unir o útil ao agradável”: afinal de contas, você, provavelmente, passa a maior parte do seu dia navegando, certo?

Por isso, trazemos algumas dicas compiladas pelo site Time Money para que você possa desfrutar de meios gratuitos. Aproveite a dezena de possibilidades, encontre alguma que seja acessível no seu dia a dia, como ao vender roupas, sapatos, utensílios domésticos (tanto faz!) nas redes sociais e sucesso! 

Dê uma conferida: 

1.  Seja pago participando de pesquisas

Alguma vez você já viu anúncios em grupos ou páginas do Facebook de pessoas pedindo por indicações de potenciais participantes de pesquisas diversas? Do tipo “buscamos mulheres com tintura no cabelo, de 20 a 30 anos, para participar de pesquisa sobre tratamentos químicos?”. Ou “precisamos de jovens entre 18 e 20 anos para participar de pesquisa sobre cervejas artesanais?”. As opções são infinitas. Bem, essa é uma maneira simples (e rápida) de começar a ganhar um dinheiro extra. Vale buscar por sites especializados nisso.

2. Crie um blog rentável

Já pensou em escrever sobre entretenimento, beleza, maternidade... Qualquer que seja sua experiência ou preferência e ainda ganhar dinheiro? É um caminho um pouco mais difícil, mas possível, através de publicidades, links patrocinados etc. Além disso, o assunto abordado deverá ser popular – gerando muitas visualizações e atraindo a atenção do Google (pesquise essas palavras e temas mais buscados em programas como o AdWords), interessante e bem escrito.

3. Faça comércio no eBay ou outro site similar

O enorme sucesso do eBay em todo o mundo acabou gerando dezenas de concorrentes que se caracterizam por leilões ou vendas online para diversos itens. Assim, você poderá começar a ganhar dinheiro dessa forma ao vender aquelas roupas que estão amontoadas no armário (boa oportunidade de dar aquela limpada no closet, hein?). Mas, algumas pessoas acabaram se tornando quase profissionais da venda online, criando lojas de alto volume e ganhando uma boa graninha em sites como Amazon. Aqui no Brasil, temos outras opções bem interessantes – como o Enjoei, por exemplo.

LEIA MAISCinco empregos de meio período para ganhar dinheiro depois da aposentadoria

4. Venda eletrônicos velhos

É fato: mesmo aquele seu laptop que você não usa mais, ou aquele celular antigo podem valer algum dinheiro (mesmo que sejam de gerações anteriores, eles têm valor para outras pessoas).

5.  Invista em autopublicações

Livros digitais no Kindle podem valer uma grana extra. Se você ama escrever ou acredita que pode criar uma boa história – capaz de instigar os leitores digitais – pode começar a considerar em escrever e publicar uma obra na plataforma da Amazon Kindle Direct Publishing.

6.  Seja um “Youtuber” 

Eles estão na crista da onda, não dá para negar. Os chamados “Youtubers” atraem milhares de cliques, que, por sua vez, geram publicidade (ou Ad Views) que rendem... isso mesmo, dinheiro. O melhor é que você não precisa investir em equipamentos de vídeo caros ou ferramentas profissionais: basta aprender a utilizar a qualidade de imagem do seu tablet ou smartphone e pronto! Claro, é preciso ter um conteúdo interessante que possa atrair a atenção dos milhões de usuários online. Mas, você pode tentar, que tal?
Lembre-se também de permitir, nas configurações de sua página, que o YouTube insira anúncios antes do seu conteúdo. Com eles, será possível obter um pouco de dinheiro a cada visualização.

LEIA MAIS: Entrar em loja dá dinheiro! Aplicativo paga por visita de cliente ao comércio

7.  Compartilhe seu conhecimento

Você é expert em alguma atividade, tem conhecimento profundo sobre algo? Então, pode fazer dinheiro online apenas compartilhando isso com outros usuários. Por exemplo: você pode criar um website e/ou páginas em redes sociais oferecendo aulas de música via Skype, por exemplo, ou vendendo vídeos de aulas de português, inglês, matemática, jardinagem, yoga... Se você tem capacidade em algo, usufrua disso.

8.   Torne-se um "life coach" online

O interesse por uma vida de qualidade, com um trabalho interessante – e o equilíbrio entre as questões cotidianas tem tornado os profissionais de coaching cada vez mais populares. Hoje, é possível fazer diferentes cursos. Aliás, um “life coach” é alguém que vende ideias mais simples do que aqueles técnicos ou executivos; portanto, o senso comum colocado de maneira organizada já pode ajudar seus potenciais clientes: respeito pela família, aproveitar a vida ao máximo todos os dias e ajudar outros a fazer o mesmo é a base desse pensamento. Já pensou em se tornar um life coach online?

9.  Venda itens de artesanato e arte

Para aqueles que possuem o dom de criar objetos artesanais ou obras de arte a internet pode ser uma vitrine gratuita e super-rentável. Afinal, nossos hobbies podem, sim, se tornar nossa melhor maneira de ganhar dinheiro.

10.   Alugue sua vaga de estacionamento

Quem disse que aquela vaga vazia no condomínio ou no local de trabalho não podem se tornar fonte de uma renda extra? Com a internet, você poderá alcançar um público mais extenso que possa se interessar pelo aluguel do espaço. Vale buscar por aplicativos ou sites que foquem nesse tipo de serviço em sua cidade também. 

Encontrou alguma maneira possível de ganhar dinheiro na internet ? Vale usar a criatividade e buscar outros recursos possíveis em sites e redes sociais. Bom trabalho e boa sorte! 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.