Total de brasileiros com cartão de crédito deve crescer 3 pontos percentuais

Pesquisa da Abecs mostra ainda que uso do dinheiro em espécie caiu de 43% em 2008 para 38% em 2012, reforçando o crescimento do uso do cartão como meio de pagamento

Agência Estado |

Agência Estado

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Claudio Yamaguti, disse que a tendência é de que o número de brasileiros com cartão continue crescendo, após chegar a 75% em 2012. O aumento, estima Yamaguti, deve ficar entre dois e três pontos porcentuais no próximo ano.

MaisSobe para 75% parcela de brasileiros que possuem cartão

Para o executivo, os 75% de posse de cartões pelo brasileiro indicam que o cartão já é parte da vida das pessoas. Os números estão na 5ª edição da pesquisa anual sobre o mercado de cartões, encomendada pela Abecs ao Instituo Datafolha, divulgada nesta quarta-feira durante o 7º Congresso de Meios de Pagamento (Cmep). O estudo ouviu consumidores e estabelecimentos comerciais de 11 capitais brasileiras durante os meses de junho e julho de 2012, registrando a opinião de, aproximadamente, 4 mil pessoas.

Dinheiro

O uso do dinheiro em espécie caiu de 43% em 2008 para 38% em 2012, reforçando o crescimento do uso do cartão como meio de pagamento. Em contrapartida, a participação dos cartões de débito nos gastos mensais dos brasileiros avançou de 19% em 2008 para 23% em 2012. Já o hábito de compra pela internet com cartão de crédito cresceu nos últimos dois anos.

LeiaRotativo do cartão recua pela primeira vez em 33 meses

O número de pessoas que costumam pagar com cartões de crédito na internet avançou de 13% em 2010 para 20% em 2012, segundo a Abecs. Paralelamente, a pesquisa revelou que 20% dos entrevistados, principalmente com idades entre 18 e 34 anos, gostariam de usar o chamado "mobile payment" (pelo celular) nos próximos anos.

Leia tudo sobre: cartão de créditoAbecsdinheirocelularconsumidores

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG