Sobe para 75% parcela de brasileiros que possuem cartão

Nos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos de pagamento também ganharam mais espaço e respondem pela maior fatia de faturamento, com 58%

Agência Estado |

Agência Estado

A posse de cartões de crédito, débito e de rede/loja na população aumentou de 68% em 2008 para 75% em 2012, revelou a 5ª edição da pesquisa anual sobre o mercado de cartões, encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ao Instituo Datafolha. Nos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos de pagamento também ganharam mais espaço e respondem pela maior fatia de faturamento, com 58%.

VejaRotativo do cartão recua pela primeira vez em 33 meses

O cheque foi o meio de pagamento que mais perdeu espaço nos estabelecimentos comerciais, caindo de 7% em 2008 para 3% em 2012. O estudo ouviu consumidores e estabelecimentos comerciais de 11 capitais brasileiras durante os meses de junho e julho de 2012, registrando a opinião de aproximadamente 4 mil pessoas. A pesquisa foi apresentada pelo presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, no 7º Congresso de Meios de Pagamento (Cmep).

O cartão de débito é o que apresenta maior representatividade entre consumidores em diversos indicadores, como posse, hábito de uso, preferência e participação nos gastos mensais do consumidor. Nos últimos quatro anos, a posse dos cartões de débito foi a que mais cresceu, subindo de 53% em 2008 para 62% em 2012. O cartão de crédito vem em seguida, tendo aumentado de 48% em 2008 para 52% em 2012, enquanto a posse do cartão de loja/rede avançou de 26% em 2008 para 28% em 2012.

TambémApós trocar cheque especial por crédito mais barato, é preciso ter cuidado

Nos estabelecimentos comerciais, os meios eletrônicos respondem por mais da metade do faturamento dos estabelecimentos e sua participação tem aumentado a cada ano, atingindo 58% em 2012. O cartão de crédito é o meio que possui a maior fatia, com 37%, seguido pelo dinheiro em papel (32%) e pelo cartão de débito (21%).

Leia tudo sobre: cartão de créditopagamentocmepgastosconsumofaturamento

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG