Com a queda de mais 0,5 ponto percentual da Selic, para 7,5% ao ano, a remuneração da caderneta cai em mais 0,35 ponto percentual
O rendimento da poupança ficou ainda menor. Com a redução da taxa básica de juros brasileira, a Selic, para 7,5% ao ano, a caderneta passa a pagar 5,25% ao ano mais a taxa referencial (TR), que praticamente deixa de existir quando o juro é menor do que 8% ao ano, dada a forma que é calculada, segundo o professor de matemática financeira José Vieira Dutra Sobrinho, vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.
Veja mais: Banco Central faz novo corte na taxa de juros e Selic vai a 7,5% ao ano
ENQUETE: Qual será sua estratégia de investimento com o novo corte nos juros?
Agora, os novos depósitos feitos na caderneta terão remuneração 0,35 ponto percentual menor do que antes. Até ontem, com a Selic a 8% ao ano, o retorno era de 5,60% ao ano.
Os ganhos dos investidores com a caderneta vêm caindo desde que o governo decidiu indexá-lo à taxa de juros , em maio deste ano. Sempre que a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento vai ser de 70% da taxa mais TR. Antes da mudança, o retorno era de 6% ao ano mais TR.
Veja na calculadora abaixo quanto o seu dinheiro rende na nova poupança