Caixa lança fundo de investimento em infraestrutura sem IR para pessoa física

Banco espera captar R$ 500 milhões, que serão investidos na construção e melhoria das rodovias, portos, ferrovias, aeroportos, telecomunicações, saneamento e energia no Brasil

Olivia Alonso iG São Paulo | - Atualizada às

A Caixa Econômica Federal vai lançar o primeiro fundo brasileiro destinado a investir em debêntures incentivadas de infraestrutura. Chamado de fundo de Investimento em Crédito Privado Renda Fixa Longo Prazo Desenvolvimento Brasil I, o produto terá tributação diferenciada, que isenta o investidor pessoa física do imposto de renda e tem uma alíquota de 15% para pessoa jurídica.

Veja também: Caixa amplia prazo do crédito habitacional para 35 anos

Leia mais sobre investimentos

Segundo o banco, os recursos captados serão investidos na construção e melhoria das rodovias, portos, ferrovias, aeroportos, telecomunicações, saneamento e energia no Brasil. O produto tem a expectativa de captar cerca de R$ 500 milhões.

Para Jorge Hereda, presidente da CAIXA, o lançamento está alinhado à estratégia do banco de oferecer condições atrativas para aplicações em fundos de investimento. “Fizemos um amplo e bem sucedido esforço para oferecer melhores condições de crédito para a população. Reduzimos taxas de juros, ampliamos prazos e agora estamos também dando atenção para os investidores, buscando oferecer aos clientes opções diversificadas e atrativas de investimentos”, disse.

Mais: Caixa e BB foram bancos com mais reclamações em maio

Segundo o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da CAIXA, Marcos Vasconcelos, a estruturação das debêntures com as empresas emissoras já está em fase avançada, com projetos em logística, saneamento e energia.

“O Fundo é atrativo para as Companhias que atuam no setor de infraestrutura, por proporcionar recursos a custo competitivo e, ainda assim, atrativo ao investidor, por ser um investimento rentável e de baixo risco, lastreado em títulos de longo prazo e com baixo risco de inadimplência.

O FI Desenvolvimento Brasil I é pioneiro no mercado de Debêntures Incentivadas e abrirá caminho para triplicar as atuais emissões de debêntures”, segundo o vice-presidente.

Caixa anuncia novo corte de taxas de administração em fundos de investimento

Cresce o interesse de fundos de pensão por investimentos em infraestrutura

Leia tudo sobre: caixafundosinvestimentosinfraestrutura

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG