O documento passou a ser disponível online recentemente; beneficiários podem acessar informações da Previdência Social

Brasil Econômico

O Extrato INSS pode ser consultado em agências da Previdência, bancos ou na internet
Reprodução/Ministério do Trabalho
O Extrato INSS pode ser consultado em agências da Previdência, bancos ou na internet

Os beneficiários da Previdência Social podem acessar o extrato INSS pela internet, em agências da previdência ou em caixas eletrônicos de bancos. O documento serve para comprovar a renda do indivíduo de maneira detalhada, ou seja, ele revela dados como o valor bruto do benefício (sem descontos) e valor líquido (com todos os descontos, incluindo débitos de empréstimos consignados e descontos no Imposto de Renda, por exemplo).

O INSS 2016 trouxe a novidade do extrato de pagamentos online. Para consultar anos anteriores, é necessário buscar uma agência da Previdência Social. No serviço online é possível ter acesso a informações do beneficiário junto ao Instituto Nacional do Seguro Social como seus vínculos empregatícios, suas contribuições no portal da Previdência e a simulação de tempo de contribuição para a aposentadoria entre outras coisas.

Quando o beneficiário deseja consultar o extrato INSS em bancos, deve utilizar o cartão e a senha que já usa para receber o benefício, sendo bastante simples. Os aposentados e pensionistas do INSS poderão ver o novo valor de seus benefícios com antecedência no extrato do banco onde recebem o pagamento.

Em caso de dúvidas, é possível ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Como consultar Extrato INSS 

Para consultar o extrato de pagamento online , o beneficiário deve ter em mãos os documentos:

Número do Benefício (NB)

Data de Nascimento do Beneficiário

Nome do Beneficiário

CPF do Beneficiário

A senha para acesso poderá ser retirada somente em uma Agência da Previdência Social por questões de segurança.

Extrato de pagamento INSS para Imposto de Renda

Em 2016, o acesso ao extrato INSS tornou-se disponível na página da Previdência Social. Assim, os segurados obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda junto a Receita Federal, inclusive os isentos, puderam ver o documento online.  Além do site, o extrato também pode ser consultado nos terminais de autoatendimento dos bancos.

LEIA MAIS: Aposentadoria por idade ou tempo de contribuição? Veja qual é a melhor

As instituições pagadoras de benefícios enviaram mais de 6 milhões de extratos para a residência dos segurados para o IRPF 2016.

Extrato INSS Dataprev

A Dataprev é uma companhia de tecnologia pública que informa dados relacionados à Previdência Social, criada pela Lei nº 6.125 de 04/11/1974. No site, é possível encontrar informações e ter acesso a serviços de auxílio para dúvidas sobre os benefícios do INSS.

Ao entrar no site da empresa, é possível consultar o extrato INSS , saber a data do recebimento do benefício entre outras informações relacionadas.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.