Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fiesp: confiança da indústria melhora na 1ª quinzena

A confiança dos empresários da indústria paulista melhorou na primeira quinzena de janeiro. A pesquisa Sensor, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ficou em 43,5 pontos.

Agência Estado |

Embora o resultado seja considerado fraco, já que variações abaixo dos 50 pontos indiquem pessimismo, o dado mostra recuperação em relação à segunda quinzena de dezembro, quando o Sensor estava em 35,1 pontos. Na primeira quinzena de dezembro, a pesquisa registrou o pior resultado de sua história, com 34 pontos. O resultado de janeiro de 2009 também é melhor do que o registrado na primeira e segunda quinzena de novembro de, respectivamente, 43,3 pontos e 42,5 pontos.

Nível de emprego

O nível de emprego na indústria paulista caiu 5,64% em dezembro ante novembro na série sem ajuste sazonal, informou a Fiesp. A queda significou o fechamento de 130 mil vagas no mês, conforme antecipou o presidente da entidade, Paulo Skaf, nesta manhã, em entrevista à rádio Eldorado. Essa foi a maior queda para um mês de dezembro desde 2003. O resultado foi bem superior à previsão inicial da entidade para o mês, que era de fechamento de 80 mil vagas. Com ajuste sazonal, o nível de emprego mostrou queda de 2,72% ante novembro. Todos os 21 setores pesquisados pela Fiesp em dezembro demitiram funcionários no mês.

Com o fechamento de vagas em dezembro, acelerado pelo agravamento dos efeitos da crise financeira internacional no País, todo o crescimento de vagas que vinha sendo registrado até novembro foi anulado. No acumulado entre janeiro e novembro, a indústria havia criado 23 mil vagas. Assim, com o dezembro, o saldo ficou negativo em 7 mil postos de trabalho no ano.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG