Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FGV: sinalizador da produção industrial de SP sobe 5,7% em jan/dez

Após três recuos mensais consecutivos, a produção da indústria paulista referente a janeiro deve subir 5,7% no confronto com o mês anterior. É o que mostra o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado há pouco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e AES Eletropaulo.

Agência Estado |

Em dezembro, o índice sinalizador teve queda de 13,5% na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal, sendo que a produção de São Paulo apresentou recuo de 14,9% naquele mês, no mesmo tipo de comparação, de acordo com dados regionais oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comunicado, as instituições informam que, mesmo com a evolução favorável em janeiro, na comparação com o mês anterior a taxa de variação, em termos acumulados em 12 meses, continuou caindo devido aos resultados negativos do último trimestre de 2008, e passou de 5,3% em dezembro para 3,1% em janeiro.

Ainda segundo as instituições, na comparação pontual com janeiro de 2008, a taxa do SPI manteve-se praticamente estável, ao mostrar recuo de 14,9%, sendo que, em dezembro do ano passado, o índice registrou queda de 14,5% na comparação com dezembro de 2007.

As instituições informaram ainda que, na série sem ajuste sazonal, o SPI teve aumento de 2% em janeiro na comparação com mês anterior, sendo que, em dezembro o sinalizador caiu 20,6% ante novembro, nessa mesma série.

O objetivo do indicador é o de antecipar as tendências da atividade industrial no Estado de São Paulo. Informações sobre a metodologia do indicador podem ser encontradas no site da FGV.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG