O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,95% na primeira prévia de março, após apresentar aumento de 0,98% em igual prévia do mês passado, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam uma elevação entre 0,59% e 1,05%, mas superou a mediana de 0,90%.

De acordo com a FGV, o Índice de Preços do Atacado (IPA) subiu 1,22% na primeira prévia de março, em comparação com a alta de 1,16% na primeira prévia de fevereiro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) reduziu a alta para 0,43% na prévia anunciada hoje, após subir 0,75% na primeira prévia de fevereiro. Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,45%, após registrar aumento de 0,41% na primeira prévia do mês passado.

Muito usado nos reajustes de preços dos contratos de aluguel, o IGPM acumula, até a primeira prévia de março, aumentos de 2,78% no ano e de 1,95% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de março foi do dia 21 ao dia 28 de fevereiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.