Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FGV: bens intermediários e de capital concentram queda do Nuci

São Paulo - Os setores de bens intermediários e de capital foram os principais responsáveis pela queda do Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) em janeiro, anunciada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em dados com ajuste sazonal, o indicador da entidade mostrou passou de 79,9% em dezembro para 78,0% no primeiro mês de 2009.

Agência Estado |

Segundo a FGV, o uso da capacidade nas indústrias de intermediários oscilou de 81,3% para 78,3%, enquanto o Nuci dos bens de capital saiu de 84,4% para 75%.

Ainda segundo a FGV, o uso da capacidade no setor de materiais de construção mostrou leve recuo, de 81,7% para 81%, enquanto os bens de consumo apresentaram alta, de 77,9% em dezembro para 78,3% em janeiro.

Entre os segmentos, chamou a atenção a queda do uso da capacidade da Metalurgia, de 78,5% para 66,5%, enquanto Mecânica também sofreu forte recuo, de 80,0% para 69,7%. Esses dois segmentos, junto com Material de Transporte, foram responsáveis por 80% da queda do Nuci no último trimestre, conforme destacou o coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo.

Outro segmento que influenciou na queda do Nuci foi o de materiais elétricos e de comunicação, com uma diminuição de 76,2% para 72,6% no uso da capacidade instalada. "O Nuci sinaliza a continuidade da queda", disse Campelo, chamando a atenção para o fato de o resultado de dezembro ter sido o pior desde outubro de 1993, quando o índice estava em 77,0%.

Campelo ressaltou que o fato de a indústria ter voltado a investir no aumento da capacidade instalada entre 2007 e 2008 pesou no desempenho do índice no último trimestre do ano e no início de 2009, em meio ao cenário de crise financeira.

Ele explicou que se a capacidade instalada aumenta e a produção se mantém estável, o recuo do Nuci é ainda maior. "Se o denominador aumenta e você produz a mesma coisa, o nível de utilização da capacidade cai", apontou.

(Carolina Ruhman)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG