Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FGV: alimento mais barato pressiona inflação no varejo

Rio, 17 - Mais uma vez o cenário de alimentos mais baratos foi responsável pela taxa menor de inflação do varejo em seis das sete capitais pesquisadas para cálculo do IPC-S. Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) André Braz em todas as capitais analisadas os preços dos alimentos estão em queda ou subindo menos, na passagem do IPC-S de até 7 de setembro para o índice de até 15 de setembro.

Agência Estado |

No caso de São Paulo, a cidade de maior peso no cálculo do indicador, foram apuradas deflações e desacelerações não somente em itens in natura, como também em alimentos processados. É o caso das movimentações de preços em hortaliças e legumes (de -4,85% para -5,77%); frutas (de 8,22% para 7,21%); e laticínios (de -3,08% para -3,81%). Isso fez com que o processo de deflação dos alimentos na capital paulista se intensificasse (de -0,24% para -0,53%).

O economista não descartou a possibilidade de esse cenário de alimentos em queda, ou em desaceleração, prosseguir até o fim do mês - não somente em São Paulo, mas também nas outras capitais. Entretanto, o que ocorrerá no mês de outubro ainda é uma incógnita. "Não há como saber agora se os preços dos alimentos podem continuar a cair nesse ritmo no mês que vem", disse.

Ele explicou que, em outubro, ocorre costumeiramente um período de entressafra nas carnes bovinas, de grande peso na formação da inflação do varejo. Em São Paulo, a deflação nesse produto está diminuindo de ritmo (de -0,65% para -0,15%), entre a primeira e a segunda quadrissemana de setembro. "Pode ser que os preços das carnes subam em outubro, e acabem por influenciar outros tipos de carnes (que podem subir de preço também)", comentou o economista.

Na análise de Braz, com os alimentos subindo de preço ou com quedas menos intensas, isso pode ajudar a elevar a taxa do IPC-S nas capitais, em outubro.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG