Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Feira traz concreto top de linha

O cimento não é mais o mesmo. As mais novas tecnologias de fabricação do material estarão sendo discutidas por 80 palestrantes no 2º Concrete Congress, evento paralelo à Concrete Show South America 2008.

Agência Estado |

Entre os palestrantes estão Ruy Ohtake e Carlos Bratke, além de ícones da engenharia mundial como o francês Philippe Livernete, o mexicano Fernando Mayagoitia Witron e o americano Peter Alexander.

As inovações discutidas no seminário, dias 27 e 28 de agosto, aparecem também na feira, na forma de lançamentos. A tendência é versões sofisticadas do material. Como o concreto transparente, tecnologia húngara ainda não disponível no Brasil. No mercado brasileiro, a Lafarge apresenta o concreto vitrificado, tecnologia inédita que combina a durabilidade do concreto com um acabamento estético próximo ao obtido com o mármore.

A linha, chamada Artevia, foi desenvolvida para ser usada como a laje de piso e pode ser aplicada com mais de 30 tipos diferentes de agregados, possibilitando grande variedade de cores, padronagens e texturas. Disponível nas versões Color, que permite diversas combinações de tons e efeitos; Lapidado, com textura lisa, vitrificada e Desativado, com acabamento poroso, antiderrapante.

O piso é feito com poucas juntas de dilatação, o que favorece a durabilidade e a limpeza, e pode ser moldado quando fresco, como qualquer concreto, ou trabalhado com lapidações e estucagens quando endurecido, para obter os efeitos desejados.

"O Artevia foi criado para atender |às mais variadas ou complexas demandas de engenheiros e arquitetos para construir ambientes inovadores", afirma gerente de Desenvolvimento de produtos da Lafarge Concreto, Luiz Castanheira.

Outra novidade que dá sofisticação ao concreto é o lançamento da L&MCC, o sistema FGS Permashine®, que pode tratar pisos cimentícios novos e velhos.

Segundo o fabricante, esse sistema aumenta a resistência à abrasão química e dá brilho permanente, eliminando a necessidade de uso de seladores ou cera. Pode ser aplicado em pisos de concreto ou cimentícios, em pisos de alta resistência e em placas vibro-prensadas.

Impermeabilizantes

As novidades se multiplicam na área de impermeabilizantes. A Bautech Brasil mostra na feira o MSET, uma emulsão acrílica ecologicamente correta segundo o fabricante. O produto forma uma membrana elástica impermeabilizante que substitui a manta asfáltica e pode ser usado em caixas dágua, lajes, reservatórios e áreas frias em geral.

A feira tem também um impermeabilizante para placas de mármore, granitos e pedras naturais, o Imperflon® Sealer, que é aplicado antes do assentamento com argamassa.

Composto por polímeros de alta resistência e minerais selecionados, o produto cria uma eficaz ponte de aderência no substrato. Além do uso para assentamento, pode ser aplicado como proteção de paredes, armazéns, depósitos, residências, subsolos, baldrames e galerias de águas pluviais.

Para combate a infiltrações, a Viapol apresenta um aditivo para argamassa e concreto que tem função impermeabilizante.

Chamado Contra Umidade, quando em contato com o cimento provoca um efeito hidrófugo que bloqueia os capilares das estruturas e interrompe o desenvolvimento de umidade em qualquer área, inclusive abaixo do nível do solo.

O produto não altera as características da argamassa ou do concreto, não causa eflorescência e possui longa durabilidade. Indicada para infiltrações por capilaridade.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG