Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Feira de internet na Espanha espera atrair 6 mil pessoas

Valência (Espanha), 28 jul (EFE).- Internautas de todas as partes do mundo se reúnem na cidade espanhola de Valência para a 12ª edição da Campus Party, que começará oficialmente na madrugada de hoje com um ato apadrinhado pelo criador da World Wide Web (www), Tim Berners-Lee.

EFE |

Aproximadamente seis mil participantes são esperados nesta edição da Campus Party, que quer "se concentrar no conteúdo" e enfrentar o desafio de se transformar em algo mais do que um simples espaço para fazer downloads de material da internet a uma velocidade muito superior à convencional ou para jogar on-line.

"É preciso superar aquilo em que a Campus se baseia como em baixar coisas. As experiências no Brasil e na Colômbia mostraram que as pessoas vão lá para aprender, assistir às oficinas...", explicou hoje à Agência Efe Fernando Ortuño, um dos coordenadores do pavilhão em que os primeiros participantes do evento já começaram a se instalar.

Nesse grupo se encontra "SPSO", um jovem que utiliza seu nick antes de seu próprio nome e que já está em sua quarta Campus, uma reunião que, em sua opinião, "vai pouco a pouco melhorando" e em que há lugar para outras coisas além de computadores.

"Eu organizo um campeonato de futsal real, não virtual, junto a outro companheiro, e além disso montei um espaço para ver se alguém nos ajuda com os malabares", explicou "SPSO", uma das dezenas de pessoas que já passaram a noite no local onde se realiza esta edição da Campus Party.

Ele também faz parte do grupo PLP, formado por jovens especialistas que prepararam para a edição deste ano uma espécie de discoteca com "uma tenda em que estão os computadores, um sistema de luzes e uma máquina de fumaça".

Os primeiros a chegar não se livraram da espera nas filas para a entrada, embora alguns tenham aproveitado para comprar as primeiras provisões e carregá-las nos carros que utilizaram para chegar ao recinto.

Dois pavilhões foram habilitados para que os seis mil participantes previstos pela organização coloquem suas tendas de campanha ou seus colchões para descansar.

Manuel de Miguel é um dos que participa pela primeira vez do evento. Ele deslocou-se para Valência para participar do Congresso Nacional de Simulação.

"Nós não jogamos. Voamos, pilotamos...", disse o participante, que ressaltou também a possibilidade que esta reunião existe para que se conheça de perto essas pessoas com as quais se compartilham tantas horas de navegação através da rede.

Entre os mais jovens está Juan Castillo, um jovem de 16 anos que também participa pela primeira vez da Campus e que está acompanhado de seu pai.

Em seu caso, jogar, especialmente o "World of Warcraft", é único objetivo, embora também tenha admitido que aproveitará os 7,5 gigabytes, que permite fazer o download de "uns dois filmes por minuto", segundo fontes da organização, para encher os 300 gigas de memória de que seu computador dispõe.

Muitas empresas e instituições relacionadas com tecnologia aproveitarão estes dias para apresentar seus novos produtos em um contexto propício, como reconheu hoje o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA).

O INTA é um organismo dependente do Ministério da Defesa que montou uma exposição pela primeira vez no evento.

"Com isto queremos ficar conhecidos. A missão é apoiar a indústria para que a tecnologia avance, sobretudo, no campo da aeronáutica e do espaço", afirmou um de seus responsáveis, Enrique Gómez. EFE otp/ab/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG