Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fed libera 70 bilhões de dólares para os bancos americanos

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) cumpriu com sua promessa de disponibilizar o dinheiro necessário para salvar os bancos ao liberar nesta segunda-feira uma verba de refinanciamento de 70 bilhões de dólares.

AFP |

Estas operações de refinanciamento permitem aos bancos comerciais, e desde março aos bancos de negócios, obter dinheiro em troca de títulos financeiros.

O Fed anunciou no domingo medidas destinadas a amenizar o choque decorrente da falência de Lehman Brothers, aumentando a freqüência das operações de refinanciamento e sendo menos criterioso em relação à qualidade dos títulos fornecidos pelos bancos como garantias.

O Federal Reserve de Nova York, encarregado da operação, informou em seu site ter realizado na manhã desta segunda-feira uma primeira operação de refinanciamento, ao término da qual concedeu uma verba de 20 bilhões de dólares.

Esta quantia é normal neste tipo de operações, mas o total das demandas é duas a quatro vezes superior ao normal já que chegou a 160 bilhões de dólares.

O Fed realizou em seguida outra operação de refinanciamento, durante a qual as demandas chegaram a 109,5 bilhões de dólares. Pouco menos da metade da quantia pedida (50 bilhões de dólares) foi concedida aos bancos.

Dos 70 bilhões de dólares liberados pelo Fed nesta segunda-feira, 48,742 bilhões foram concedidos em troca de títulos anexados a créditos imobiliários.

mj/yw

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG