Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fed empresta US$ 85 bilhões e assume a AIG

O Federal Reserve de Nova York emprestará até US$ 85 bilhões para evitar a falência da American International Group Inc. (AIG), umas das maiores seguradoras do mundo, informou na noite de ontem o conselho de diretores do Federal Reserve.

Agência Estado |

Em troca, o banco ficará com 79,9% de participação na seguradora.

O Fed aprovou o acordo com "apoio total" do Tesouro americano, segundo comunicado divulgado pela instituição. A linha de crédito de 24 meses terá como garantia todos os ativos da AIG e suas principais subsidiárias não regulamentadas, e inclui condições para proteger o governo dos Estados Unidos e os contribuintes.

"O conselho determinou que, nas atuais circunstâncias, a falência desordenada da AIG poderia elevar a fragilidade do mercado financeiro e provocar uma alta substancial nos custos dos empréstimos, redução da poupança familiar e um desempenho econômico substancialmente enfraquecido", disse o Fed.

O Secretário do Tesouro, Henry Paulson, manifestou seu apoio às medidas do Federal Reserve e disse que a decisão tem como objetivo limitar as falhas do mercado e ao mesmo tempo proteger o dinheiro dos contribuintes.

"Estes são momentos desafiadores para nossos mercados financeiros", afirmou o secretário. "Estamos trabalhando de perto com o Federal Reserve, a Securities and Exchange Commission (SEC) e outros órgãos reguladores para aumentar a estabilidade e a ordem nos mercados e minimizar os distúrbios para a nossa economia." As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG