Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fed e BCs continuarão a injetar dólares em massa nas economias

Os Bancos Centrais de Estados Unidos, Zona Euro, Suíça, Grã-Bretanha e Japão anunciaram nesta sexta-feira que vão continuar cooperando para alimentar os bancos de dólares em suas zonas de influência durante o primeiro trimestre de 2009.

AFP |

Os cinco Bancos Centrais publicaram um calendário individual de suas licitações de refinanciamento a prazo em dólares. Essa cooperação foi intensificada em setembro, com a piora da crise financeira.

Para o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BOE), o Banco Nacional Suíço (BNS) e o Banco do Japão (BoJ), essas medidas, destinadas a oferecer a seus bancos as divisas de que necessitam para funcionar, traduzem-se em novas licitações de refinanciamento em dólares, em mais licitações em suas respectivas moedas.

O Fed licitou cerca de 668 bilhões de dólares desde o início do quarto trimestre e oferecerá 150 bilhões de dólares, a 83 dias, em 29 de dezembro. Prevê ainda oferecer 300 bilhões de dólares em duas licitações de refinanciamento, no final de janeiro. Seu calendário prevê quatro licitações em fevereiro e março.

O BCE e o BNS informaram que vão continuar emprestando dólares para bancos, a sete, 38 e 84 dias, durante o primeiro trimestre de 2009.

O BoJ anunciou, por sua vez, que fará todo mês duas licitações de refinanciamento no primeiro trimestre por um montante ilimitado.

len-mj/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG