Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fed cria programa de financiamento para fundos mútuos

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou a criação de um programa de financiamento aos investidores do mercado monetário (de empréstimo de curto prazo), complementando outros programas anunciados anteriormente, visando ampliar a liquidez e o acesso ao crédito de curto prazo, que atende também ao setor produtivo. Por meio da Linha de Financiamento ao Investidor do Mercado Monetário (Market Investor Funding Facility ou MMIFF, na sigla em inglês), o Fed dará garantias a compras de certificados de depósito e de commercial papers emitidos por instituições financeiras com elevada classificação de risco.

Agência Estado |

Normalmente, os commercial papers e os certificados de depósitos são emitidos em nome de instituições e empresas que buscam recursos para suas operações diárias.

O programa MMIFF pede ao setor privado que estabeleça os chamados veículos de propósito específico para adquirir instrumentos elegíveis do mercado monetário. Investidores elegíveis ao programa incluem os fundos mútuos de mercado monetário, mas o programa poderá ser expandido para incluir outros investidores norte-americanos do mercado monetário, disse o Fed.

"O mercado de dívida de curto prazo tem estado sob considerável pressão nas semanas recentes, uma vez que os fundos mútuos de mercado monetário e outros investidores enfrentaram dificuldade para vender ativos para satisfazer os pedidos de resgate e para cumprir com suas necessidades de ajuste de carteira", observou o Fed.

O MMIFF complementa a Linha de Financiamento de Commercial Paper (Commercial Paper Funding Facility ou CPFF, na sigla em inglês) anunciada anteriormente e que entrará em vigor em 27 de outubro, financiamento à aquisição de commercial papers de emissores norte-americanos, de elevada classificação de risco, denominados em dólares e com vencimento em três meses, garantidos e não garantidos.

O MMIFF complementa também a Linha de Liquidez aos Fundos Mútuos de Mercados Monetários de Commercial Papers (Asset Backed Commercial Paper Money Market Mutual Fund Liquidity Facility ou AMLF), lastreados por ativos anunciado em 19 de setembro, que estende os empréstimos às organizações bancárias para que comprem commercial papers lastreados por ativos dos fundos mútuos de mercado monetário. O AMLF, CPFF, e o MMIFF têm por objetivo melhorar a liquidez do mercado de dívida de curto prazo e, por conseqüência, aumentar a disponibilidade de crédito, diz o Fed. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG