Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fed corta taxa de juros para um intervalo entre 0% 0,25% ao ano

SÃO PAULO - O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa de juros dos Estados Unidos para um intervalo entre 0% e 0,25% ao ano, ante 1% em vigor até agora. A decisão do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) é mais uma na sequência de baixa que já derrubou a taxa básica dos EUA em mais de 5 pontos percentuais em pouco mais de um ano, desde o nível de 5,25% ao ano que prevalecia antes do início da crise do subprime no ano passado.

Valor Online |

Desde o agravamento da crise financeira internacional, após a quebra do Lehman Brothers, há um certo consenso entre os analistas que o principal desafio para a economia americana, e para o Fed, é lidar com os riscos de recessão e não mais com o perigo de piora da inflação.

Dados de hoje sobre os preços nos EUA reforçam a tese de que a inflação é um fenômeno que já ficou para trás. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) cedeu 1,7% no mês passado, seguindo recuo de 1% em outubro.

A grande preocupação do Fed neste momento é, aliás, o que fazer para estimular a economia daqui para frente, já que as taxas não podem cair abaixo de zero. Entre as alternativas do banco central norte-americano está seguir comprando títulos de dívida de longo prazo no mercado, para aumentar o total de dinheiro em circulação e, ao mesmo tempo, reduzir as taxas de juros desses papéis.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG