Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fed chegou a cogitar corte de juros em setembro, revela ata

SÃO PAULO - O Federal Reserve (Fed) chegou a cogitar um corte na taxa básica de juros na reunião do comitê de mercado aberto (Fomc, na sigla em inglês) realizada no último dia 16 de setembro, mas os dirigentes do órgão avaliaram que as perspectivas para a inflação ainda eram tão preocupantes quanto os riscos de desaceleração do crescimento naquele momento. A revelação está na ata da reunião, divulgada na tarde de hoje pelo Fed.

Valor Online |

Naquela ocasião, os juros foram mantidos em 2% ao ano.

O texto diz que os membros do Fomc avaliaram, que se um agravamento das condições do sistema financeiro levasse a uma piora na perspectiva de crescimento, seria necessária uma "resposta" da política monetária.

De alguma forma, o que a ata do Fed disse foi antecipado hoje por um discurso do presidente do BC americano, Ben Bernanke. "O Fed precisará considerar se a posição atual de política monetária permanece adequada", diante do atual cenário, bem mais crítico que o algumas semanas atrás.

Segundo Bernanke, a combinação de novos dados e os eventos financeiros recentes sugerem que o prognóstico para o desempenho econômico piorou e que aumentaram os riscos contra o crescimento. Ele notou, porém, que a perspectiva de preço "melhorou de alguma forma".

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG