Tamanho do texto

Washington, 8 out (EFE).- O Federal Reserve (Fed, banco central americano) reduziu a taxa de juros básica nos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual, para 1,5%, em uma operação coordenada com o Banco Central Europeu (BCE) e outros quatro bancos centrais.

"O ritmo de atividade econômica desacelerou de forma notável em meses recentes", declarou o Fed.

"A intensificação das turbulências do mercado financeiro provavelmente causará restrições adicionais da despesa, em parte, por causa da redução de capacidade das famílias e empresas para obterem crédito", acrescenta.

Ontem, em uma medida sem precedentes, o Fed anunciou que, por meio de um fundo especial nutrido pelo Departamento do Tesouro, iniciará a compra de títulos comerciais não assegurados de forma que as empresas tenham dinheiro para pagar salários, adquirir provisões e funcionar normalmente.

O Fed diz que, apesar de a inflação ser alta, o Comitê de Mercado Aberto, que dirige a política monetária dos EUA, considera que a queda de preços na energia e outras matérias-primas, além da expectativa de uma atividade econômica mais fraca, reduziram os riscos de um grande aumento da inflação. EFE jab/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.