Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fecomercio-SP: confiança do consumidor fica estável

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou praticamente estável em outubro, no nível dos 139 pontos, após marcar 140 em setembro. De acordo com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), na comparação com outubro do ano passado o índice apresentou alta de 3,6%.

Agência Estado |

Na avaliação da assessora econômica da entidade Kelly Carvalho o desempenho mostra que o brasileiro continua otimista em relação à economia brasileira, mas já se mostra mais cauteloso com as incertezas do cenário internacional e possíveis impactos no mercado doméstico. O Índice das Expectativas do Consumidor (IEC), que reflete a percepção para os próximos 12 meses, apresentou queda de 1,5% ante setembro, alcançando os 139,9 pontos.

A confiança do consumidor nos próximos meses dependerá de outras variáveis macroeconômicas, explica Kelly. "Tudo depende do crédito, da inflação e do real impacto que a crise terá no mercado doméstico." Mas ela destaca, no entanto, que o pagamento do 13.º salário e o reajuste salarial para algumas categorias podem ajudar a melhorar o humor do brasileiro.

O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse número.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG