Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Febraban aponta dados do BC e diz que crédito não parou em outubro

SÃO PAULO - A Federação dos Bancos Brasileiros divulgou nota oficial para afirmar que os dados sobre crédito divulgados hoje pelo Banco Central (BC) mostram que os bancos continuaram emprestando mesmo em meio à turbulência de outubro. Em comunicado assinado pelo presidente da entidade, Fabio Barbosa, a instituição reforça ainda que os dados preliminares de novembro também já apontam para um quadro de fluxo em normalização.

Valor Online |

"Os bancos continuaram emprestando para empresas e pessoas, apesar de toda a turbulência nos mercados financeiros internacionais", diz a nota da entidade. De acordo com os dados do BC, o estoque de operações de crédito do sistema financeiro, considerados os recursos livres e direcionados, chegou a R$ 1,18 trilhão em outubro, com alta de 2,9% no mês. O volume corresponde a 40,2% do PIB, acima dos 39,2% verificados em setembro.

Para Barbosa, não houve "paralisia" do crédito, mas apenas um "congestionamento" gerado pelo aumento da demanda por crédito, já que as companhias que se financiavam fora ou em mercados financeiros acabaram disputando as linhas de bancos locais. Para Barbosa, o sistema doméstico "não conseguiu ainda acomodar" tal demanda, mas o fluxo tende a se normalizar. A entidade também diz ter sido importante na situação a liberação dos recolhimentos compulsórios dos depósitos a prazo no Banco Central.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG