Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FDIC vai garantir dívida sênior nova emitida por bancos nos EUA

SÃO PAULO - O governo norte-americano anunciou hoje que a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), entidade que garante os depósitos bancários dos EUA, vai passar a garantir também títulos de dívida sênior que forem emitidos pelos bancos ligados a ela até o dia 30 de junho de 2009. A garantia valerá até junho de 2012, mesmo que o prazo de vencimento do papel seja superior a esta data.

Valor Online |

Isso significa que se uma instituição financeira fizer uma emissão de dívida nova e quebrar ou pedir concordata em seguida, a FDIC vai honrar a obrigação. A cobertura valerá para notas promissórias, commercial papers, depósitos interbancários e outros instrumentos de dívidas sênior.

Outra medida anunciada hoje foi a garantia de todos os recursos, sem limite financeiro, dos montantes aplicados em contas de transação que não rendam juros. Para estas contas, não valerá o limite geral ampliado de US$ 250 mil de garantia. Segundo a FDIC, esta segunda medida beneficiará principalmente as empresas, que usam essas contas para fazer pagamentos de salários dos funcionários, por exemplo.

Ainda de acordo com a FDIC, estas garantias adicionais não envolverão recursos dos contribuintes. Os bancos filiados à entidade vão pagar uma taxa de 0,75 ponto percentual sobre as novas dívidas para terem direito ao seguro. No caso da garantia ilimitada para contas de transação que não pagam juros, a taxa será de 0,10 ponto percentual sobre os depósitos.

A FDIC esclareceu que este seguro extra valerá para todos os seus associados nos próximos 30 dias (mesmo sem a cobrança adicional). Para continuar com a garantia após esse prazo, os bancos terão que pagar as taxas adicionais estabelecidas.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG