WASHINGTON - O FBI está investigando a Fannie Mae, o Freddie Mac, o Lehman Brothers, a seguradora AIG e seus principais executivos por uma possível fraude no setor hipotecário, informou a rede CNN na terça-feira. O FBI não forneceu detalhes, mas disse que os interrogatórios são parte de uma investigação mais ampla, disse a CNN.

O órgão está tentando determinar se algum membro dessas instituições financeiras, incluindo seus maiores executivos, teve responsabilidade por provocar "desinformação", segundo a CNN.

Uma autoridade federal confirmou que o FBI está atualmente averiguando 26 casos de potencial fraude corporativa relacionada ao colapso do setor de empréstimos hipotecários dos EUA.

O diretor do FBI, Robert Mueller, disse ao Congresso dos EUA há uma semana que 24 casos desse gênero estavam sob investigação, contra 21 em julho.

Em depoimento ao Comitê Jurídico da Câmara dos Deputados, o chefe do FBI prometeu ainda investigar executivos dessas corporações, se necessário, caso haja suspeitas de fraude.

Mueller disse que o FBI está observando todos os níveis de sistemas de hipoteca.

Com relação a inquéritos corporativos, que podem resultar em acusações federais, "as alegações seriam que haveria declarações falsas de ativos", disse ele.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.