O FBI confirmou nesta quarta-feira à AFP que está preparando uma ampla investigação no sistema financeiro americano, mas não deu detalhes ou mencionou as empresas que estariam incluídas no procedimento.

"O diretor do FBI e outros funcionários confirmaram o número de investigações atualmente conduzidas, mas não divulgamos o número ou os grupos envolvidos", assegurou à AFP um porta-voz da polícia federal americana.

"Na semana passada, o diretor informou que 24 investigações por fraude foram realizadas na indústria dos 'subprimes' (créditos hipotácarios de risco)", numa audiência do Congresso americano.

Desde terça-feira a imprensa americana afirma que as duas entidades de créditos hipotecários Freddie Mac e Fanny Mae, o banco de negócios Lehman Brothers e a seguradora American International Group (AIG), eram alvo de investigacões.

Segundo o Wall Street Journal, que fala de 26 processos, o conjunto das investigações cobre "mais de 1.400 potenciais casos de fraude de créditos hipotecarios em todo o país".

O jornal afirmou que a investigação se centrava nos diretores executivos das quatro entidades, que seriam responsáveis pelo atual desastre financeiro.

dab-lum/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.