SÃO PAULO - A operação brasileira do McDonalds anunciou faturamento de R$ 3,45 bilhões no ano passado, montante que supera em 4,8% a receita de 2008. A rede de lanchonetes - operada no Brasil pela Arcos Dourados - atribui o crescimento à expansão das operações, com a inauguração de 102 pontos de venda no país durante o exercício. No total, foram abertos 22 restaurantes, 11 pontos McCafé e 69 quiosques.

Com isso, o McDonald's alcançou 577 restaurantes em dezembro. A expectativa é abrir ainda neste ano o restaurante de número 600, além da adaptar outras 16 unidades a um novo layout.

A rede também informa que chegou a novas cidades no ano passado, incluindo Caruaru (PE), Vitória da Conquista (BA) e Porto Velho (RO), passando a atuar em 143 municípios e a atender a uma média de 1,6 milhão de clientes por dia no país.

A expansão da rede gerou 1,5 mil novas vagas de emprego em 2009, levando o quadro efetivo da companhia para 48 mil funcionários entre restaurantes próprios e franqueados. Só no ano passado, foram investidos R$ 40 milhões em treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

(Eduardo Laguna | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.