Roma, 6 nov (EFE).- O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, pediu ao presidente americano eleito, Barack Obama, que convoque uma cúpula sobre alimentação nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2009.

Na mensagem de felicitação pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA que enviou hoje a Obama, Diouf solicita que o futuro presidente americano transforme a erradicação da fome em uma prioridade em sua agenda, informou a FAO nesta quinta-feira em comunicado à imprensa.

"No primeiro semestre de 2009", os EUA deveriam "tomar a liderança para convocar uma cúpula mundial sobre alimentação para conseguir um amplo consenso sobre a eliminação definitiva da fome da face da terra", afirma Diouf.

Segundo o diretor-geral da FAO, a maior conscientização sobre a situação dos, segundo ele, 923 milhões de pessoas famintas do mundo após o agravamento da crise dos alimentos e financeira faz com que este seja o momento para pôr em prática uma iniciativa como a cúpula sobre alimentação.

"A cúpula deve conseguir US$ 30 bilhões anuais para construir e desenvolver infra-estruturas rurais e aumentar a produtividade agrícola no mundo em desenvolvimento, principalmente nos países de baixa renda e déficit alimentício", declara Diouf.

Isto deve acontecer "com o objetivo de dobrar a produção e garantir a segurança alimentar para uma população mundial, que deve alcançar 9 bilhões de pessoas em 2050".

Diouf quer que essa cúpula defina as bases para um novo sistema de comércio agrícola que ofereça a oportunidade de ganhar a vida decentemente os produtores rurais dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

"Devemos usar nossa inteligência e imaginação para definir políticas que promovam o desenvolvimento agrícola sustentável com base em regras justas do comércio internacional", concluiu. EFE mcs/wr/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.