Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FAO pede que Obama convoque cúpula sobre alimentação em 2009

Roma, 6 nov (EFE).- O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, pediu ao presidente americano eleito, Barack Obama, que convoque uma cúpula sobre alimentação nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2009.

EFE |

Na mensagem de felicitação pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA que enviou hoje a Obama, Diouf solicita que o futuro presidente americano transforme a erradicação da fome em uma prioridade em sua agenda, informou a FAO nesta quinta-feira em comunicado à imprensa.

"No primeiro semestre de 2009", os EUA deveriam "tomar a liderança para convocar uma cúpula mundial sobre alimentação para conseguir um amplo consenso sobre a eliminação definitiva da fome da face da terra", afirma Diouf.

Segundo o diretor-geral da FAO, a maior conscientização sobre a situação dos, segundo ele, 923 milhões de pessoas famintas do mundo após o agravamento da crise dos alimentos e financeira faz com que este seja o momento para pôr em prática uma iniciativa como a cúpula sobre alimentação.

"A cúpula deve conseguir US$ 30 bilhões anuais para construir e desenvolver infra-estruturas rurais e aumentar a produtividade agrícola no mundo em desenvolvimento, principalmente nos países de baixa renda e déficit alimentício", declara Diouf.

Isto deve acontecer "com o objetivo de dobrar a produção e garantir a segurança alimentar para uma população mundial, que deve alcançar 9 bilhões de pessoas em 2050".

Diouf quer que essa cúpula defina as bases para um novo sistema de comércio agrícola que ofereça a oportunidade de ganhar a vida decentemente os produtores rurais dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

"Devemos usar nossa inteligência e imaginação para definir políticas que promovam o desenvolvimento agrícola sustentável com base em regras justas do comércio internacional", concluiu. EFE mcs/wr/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG