Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

FAO destaca produção recorde de milho e trigo no Brasil em 2008

Genebra, 18 - O Brasil terá uma safra recorde de milho em 2008 e uma expansão de 22% na plantação de trigo. A previsão é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que hoje publicou seu relatório sobre a produção mundial de cereais em 2008 e 2009.

Agência Estado |

Ela prevê para o Brasil boas condições climáticas e diz que os produtores sendo incentivados pelas altas nos preços internacionais.

As importações de grãos no Brasil devem cair em 2008, diante da maior produção local. Mas, para 2009, a redução dos preços internacionais de algumas commodities pode gerar uma queda nas exportações do País.

No setor de milho, a primeira colheita atingiu um recorde de 40 milhões de toneladas, 10% acima da produção de 2007. Mais uma vez, a maior produtividade ocorreu graças a condições climáticas favoráveis. No Paraná, a produtividade atingiu pela primeira vez 7 toneladas por hectare, um incremento de 25% em relação aos últimos cinco anos.

No Centro-Oeste, as condições climáticas também estão favorecendo a safrinha. A previsão é de mais um recorde, com produção de 18,4 milhões de toneladas. Os preços internacionais, segundo a FAO, fizeram com que os produtores aumentassem a área plantada para 5 milhões de hectares, contra 4,6 milhões em 2007. A produtividade da safrinha também estará acima da média.

No setor do trigo, a FAO prevê uma expansão da área plantada em 22% diante do apoio dos programas governamentais e do embargo das exportações da Argentina, o mais tradicional fornecedor de trigo ao Brasil.

Já os argentinos não podem ainda contar com previsões claras de produção diante da seca. A alta nos preços de energia e de fertilizantes também afetou. A safra de milho na Argentina será menor neste ano na comparação com 2007, com uma queda de 1 milhão de toneladas na produção.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG