Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fantasma de recessão global deixa mercados voláteis

O temor de uma crise do sistema financeiro global parece ter mesmo ficado para trás, o que não significa dizer que o caminho está aberto para uma recuperação das bolsas e de outros ativos de risco. O fantasma de uma recessão no mundo não deixa os investidores respirarem.

Agência Estado |

Prova disso foi a forte queda das bolsas na quarta-feira da semana passada (embora, no acumulado da semana, o Ibovespa e o Índice Dow Jones, por exemplo, tenham apurado pequenos ganhos).

Segundo analistas, as dúvidas sobre uma retração econômica mundial deixarão os mercados voláteis. "O problema é que não se sabe com precisão quando se está vivendo um período recessivo", explicou o economista-chefe do banco WestLB, Roberto Padovani. Alguns analistas costumam dizer que uma recessão só fica clara quando se sai dela.

Com isso, a divulgação de indicadores americanos e europeus tem sido - e continuará sendo - acompanhada com lupa. Hoje sai o Índice de Indicadores Antecedentes dos EUA, e quinta-feira, os dados semanais sobre seguro-desemprego (em geral, "desprezados" pelos analistas, mas que, na situação atual, ganham relevância). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo..

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG