Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fannie e Freddie foram estatizadas, diz órgão do Congresso dos EUA

O diretor do Escritório de Orçamento do Congresso americano avaliou, nesta terça-feira, que a tutela das entidades de refinanciamento hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac, por parte do governo, anunciada no fim de semana, significa uma estatização.

AFP |

"Em vista das medidas anunciadas pelo Departamento do Tesouro para a FHFA (agência reguladora do setor), o Escritório de Orçamento do Congresso opina que as operações da Fannie Mae e da Freddie Mac devem ser integradas ao orçamento federal", declarou seu diretor, Peter Orszag.

A receita de ambas as empresas "deveria ser tratada como receita do Estado federal e seus gastos, como gastos federais", disse Orszag, em seu blog oficial.

Ainda que o valor das ações da Fannie Mae e da Freddie Mac tenha caído para perto de zero com o anúncio do Tesouro, os acionistas continuam sendo, nominalmente, proprietários de ambos os grupos.

Essa tomada de posição do órgão, que é muito respeitado e trabalha com parlamentares democratas e republicanos, pode ser embaraçosa para o secretário do Tesouro, Henry Paulson, e para a Casa Branca, que tiveram a precaução de apresentar a medida como temporária.

fga/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG