Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Famato: produtor com dívida de investimento será notificado

Brasília, 17 - Os produtores rurais que não quitarem as parcelas das dívidas de investimento continuarão sendo notificados judicialmente pelos bancos das montadoras, informou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Rui Prado. Ele reuniu-se na sexta-feira no Rio de Janeiro com o superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cláudio Bernardes.

Agência Estado |

Representantes dos bancos De Lage Landen (DLL), CNH e John Deere também participaram da reunião.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa, a Famato informou que os bancos reconheceram as dificuldades do setor produtivo diante do cenário econômico mundial, mas informaram que manterão o processo de notificação. "Os produtores enfrentam neste momento uma crise de ordem sistêmica, com carência de recursos para o financiamento da safra e incapacidade de saldar compromissos vencidos e vincendos em 2008", explicou Prado. A expectativa dos produtores é de que amanhã o banco da CNH informe se vai ou não suspender as notificações.

A assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire Santos, também participou da reunião. Ela explicou que o BNDES não tem poder de decisão sob os bancos de fábrica. Nesta semana, a CNA, atendendo a um pedido do BNDES, deve apresentar um documento com informações sobre a situação dos agricultores.

A CNA vai sugerir uma proposta de recomposição do saldo devedor, que vise prazos com carências que estejam ao alcance do produtor. Prado explica que neste momento não existe, por parte dos produtores de Mato Grosso, capacidade operacional de pagamento dos 40% da parcela de 2008 de operações de investimentos. "Faz-se necessário um prazo adicional mínimo de seis meses e o desejado de 24 meses para a quitação deste porcentual", afirmou.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG