Londres, 25 set (EFE) - Uma falha no sistema em uma das principais torres de controle aéreo do Reino Unido provocou hoje cancelamentos e atrasos de vôos em vários aeroportos do país, o que afetou milhares de passageiros.

O defeito ocorreu por volta de 12h (em Brasília) no centro de Swanwick, no condado de Hampshire (sul da Inglaterra), e só foi resolvido às 15h (em Brasília), informou o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (NATS).

O NATS pediu desculpas pelos transtornos causados aos usuários e ressaltou que a segurança "não esteve comprometida em qualquer momento".

A operadora BBA disse que nos aeroportos londrinos de Heathrow, Gatwick e Stansted o pouso e decolagem de aviões foi "mais lento do normal", o que fez com que alguns vôos fossem cancelados ou atrasados.

Em Heathrow, a falha causou o cancelamento de 35 vôos, enquanto a companhia aérea British Airways informou que a anulação de vários de seus serviços de curta distância foi "inevitável" Já o aeroporto de Luton, também em Londres, registrou "sérios atrasos", e suspendeu sete vôos europeus com destino a Amsterdã, Barcelona, Berlim, Budapeste, Dortmund, Lisboa e Zurique, disse uma porta-voz.

A falha no sistema afetou também os aeroportos de Cardiff (Gales); Bristol e Southampton (ambos no sul da Inglaterra); Manchester (norte inglês), Belfast (Irlanda do Norte); e Edimburgo e Glasgow, na Escócia.

Segundo o analista Simon Calder, responsável pela seção de turismo do jornal britânico "The Independent", o fato de hoje terá um "impacto" nesta sexta-feira, pois "as tripulações e aviões vão estar fora de lugar". EFE pa/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.