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Fabricantes reajustam preços às vésperas da chegada de lançamentos

Algumas montadoras têm reajustado seus veículos antes de reestilizá-los. Em seguida, anunciam que o novo produto chega com o mesmo preço do antigo.

Agência Estado |

Em doses homeopáticas, as alterações nas tabelas costumam ocorrer nos três meses que antecedem o lançamento da "nova geração". Este ano, as duas únicas marcas que anunciaram novidades "sem aumento" foram Fiat e Volkswagen.

O exemplo mais recente é o novo Gol, que começou a ser vendido no final do mês passado por R$ 28.890, mesmo preço do antigo modelo (quatro portas). Antes disso, a VW havia reajustado seus preços três vezes: em fevereiro, quando passou de R$ 27.930 para 28.270, abril (R$ 28.690) e maio. Desde o começo do ano o hatch subiu R$ 960, ou 3,4%.

A Fiat adotou estratégia semelhante com a Palio Adventure. Até abril a perua tinha preço sugerido de R$ 53.050. Esse preço foi reajustado em R$ 800 (alta de 1,5%) antes da chegada da linha 2009, em maio, passando a R$ 53.850.

Da mesma "família", a picape Strada reestilizada, que será lançada no mês que vem, acaba de ter a tabela reajustada. A versão Fire, que custava R$ 31.340 em janeiro, passou para R$ 31.750 em abril e, este mês, subiu para R$ 32.050, uma alta de R$ 710 no semestre. Em contrapartida, as concessionárias estão oferecendo descontos para facilitar desova de estoque do modelo atual.

Quando os reajustes não são feitos antes do lançamento, eles costumam vir em seguida. A linha 2009 de VW Fox, Polo e Golf ganhou no final de abril os propulsores VHT e teve mantidos os preços praticados desde fevereiro. Mas os três modelos ficaram mais caros no início deste mês. As versões 1.6 de Golf e Polo subiram, respectivamente, R$ 1.280 e R$ 1.040. Já o Fox 1.6 foi reajustado em R$ 700.

Melhorias têm custos

Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, afirma que os custos de desenvolvimento e aprimoramento precisam ser amortizados e acabam chegando ao preço final do veículo.

"Lançar um produto e dizer que ele está mais caro pode assustar o cliente. Para tentar evitar isso, nos meses que antecedem a chegada do novo carro, as fabricantes costumam reajustar suas tabelas. Mas ao mesmo tempo autorizam as revendas a conceder bônus, o que camufla os aumentos", explica o consultor.

De acordo com ele, quando o novo carro é lançado essas promoções são suspensas e o valor de tabela, que subiu nos últimos meses, entra de fato em vigor. "Quanto maior for o número de configurações do veículo, mais difícil será o cliente perceber os aumentos."

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