A Agrometal, principal fabricante de semeadoras da Argentina, assinou um convênio para a aquisição de 60% do pacote acionário da brasileira Fankhauser, produtora de máquinas e suplementos agrícolas, informou nesta segunda-feira a empresa argentina.

O anúncio foi feito por Rosana Negrini, diretora da Agrometal, em uma nota enviada à Bolsa de Comércio, lembrando que a oferta pela Fankhauser foi realizada no fim de julho.

A companhia argentina, com sede em Monte Maíz, na província de Córdoba (centro), indicou que a operação custará cerca de 4,5 milhões de dólares.

A produção de maquinaria agrícola na Argentina teve um importante crescimento nos últimos anos, impulsionado, sobretudo, pelas exportações.

As vendas do setor para o exterior alcançaram 233,6 milhões de dólares nos primeiros nove meses deste ano, quase o dobro dos 117,4 milhões registrados no mesmo período de 2007, segundo estudo privado divulgado nesta segunda-feira.

No período analisado, as exportações de semeadoras cresceram 80,8%, de tratores, 125,6%, e de pulverizadoras automáticas, 186,2%, segundo a consultora Investigaciones Económicas Sectoriales (IES).

Entre janeiro e setembro de 2008, o Brasil passou a encabeçar a lista de países compradores, com 43,6% do valor total exportado.

Além disso, houve um aumento de 2.550% nas vendas para o Brasil, que passaram de 3,8 milhões de dólares entre janeiro e setembro de 2007 para 101,8 milhões no mesmo período de 2008, estimuladas pelas vendas de tratores (95%), segundo o estudo.

jos/ap/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.