Opep do Gás em Moscou - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Exportadores criam Opep do Gás em Moscou

SÃO PAULO - Os ministros de energia de 12 países exportadores de gás natural se reuniram hoje em Moscou, na Rússia, para criar um grupo internacional de produtores. Ainda que essa visão não seja confirmada oficialmente, os países consumidores temem que esteja sendo formada uma Opep do Gás.

Valor Online |

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) funciona como um cartel, que coordena a produção de óleo cru com o objetivo de evitar preços baixos para a commodity.

Anfitrião do encontro, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, disse que a "era do gás barato está chegando ao final" e que os membros do grupo vão trabalhar para tornar o mercado de gás previsível. A base formal do novo grupo ficará no Catar.

Os agentes ressaltam que é difícil replicar no mercado de gás o mesmo modelo usado pela Opep, que pode revisar mensalmente o ritmo de produção e venda. Isso porque os contratos para fornecimento de gás costumam ser de longo prazo. Em um horizonte igualmente mais longo, porém, a previsão é de que os preços tendem a subir.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG